sexta-feira, 25 de março de 2011

INESPEC-R W I - TRANSCONTINENTAL
INSTITUTO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA
RÁDIO WEB INESPEC
PROJETO INSTITUCIONAL DA RADIODIFUSÃO INESPECNIANA











SUBPROJETO:   AMOSTRAS  MÚSICAS DO CEARÁ NA RÁDIO
 WEB INESPEC













A música no Brasil.

A música do Brasil formou-se, principalmente, a partir da fusão de elementos europeus e africanos, trazidos respectivamente por colonizadores portugueses e pelos escravos.  Até o século XIX Portugal foi a porta de entrada para a maior parte das influências que construíram a música brasileira, erudita e popular, introduzindo a maioria do instrumental, o sistema harmônico, a literatura musical e boa parcela das formas musicais cultivadas no país ao longo dos séculos, ainda que diversos destes elementos não fosse de origem portuguesa, mas genericamente européia. A maior contribuição do elemento africano foi a diversidade rítmica e algumas danças e instrumentos, que tiveram um papel maior no desenvolvimento da música popular e folclórica, florescendo especialmente a partir do século XX. O indígena praticamente não deixou traços seus na corrente principal, salvo em alguns gêneros do folclore, sendo em sua maioria um participante passivo nas imposições da cultura colonizadora.  Ao longo do tempo e com o crescente intercâmbio cultural com outros países além da metrópole portuguesa, elementos musicais típicos de outros países se tornariam importantes, como foi o caso da voga operística italiana e francesa e das danças como a zarzuela, o bolero e habanera de origem espanhola, e as valsas e polcas germânicas, muito populares entre os séculos XVIII e XIX, e o jazz norteamericano no século XX, que encontraram todos um fértil terreno no Brasil para enraizamento e transformação. Com o importante influxo de elementos melódicos e rítmicos africanos, a partir de fins do século XVIII, a música popular começa a adquirir uma sonoridade caracteristicamente brasileira. Na música erudita, contudo, aquela diversidade de elementos só apareceria bem mais tarde. Assim, naquele momento, tratava-se de seguir - dentro das possibilidades técnicas locais, bastante modestas em relação aos grandes centros europeus ou mesmo em comparação com o México e o Peru - o que acontecia na Europa e, em grau menor, na América espanhola. Uma produção de caráter especificamente brasileiro na música erudita só aconteceria após a grande síntese realizada por Villa Lobos, já em meados do século XX(1/8).




O Estado do Ceará.

O Ceará é uma das 27 unidades federativas do Brasil. É o décimo segundo estado mais rico do país. Está situado na Região Nordeste e tem por limites o Oceano Atlântico a norte e nordeste, Rio Grande do Norte e Paraíba a leste, Pernambuco a sul e Piauí a oeste. Sua área total é de 146.348,30 km²,[6] ou 9,37% da área do Nordeste e 1,7% da superfície do Brasil. A população do estado estimada para o ano de 2008 foi de 8.450.527 habitantes, conferindo ao território a oitava colocação entre as unidades federativas mais populosas. A capital e maior cidade é Fortaleza, sede da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Outras cidades importantes fora da RMF são: Juazeiro do Norte e Crato na Região Metropolitana do Cariri, Sobral na região noroeste, Itapipoca na região norte, Iguatu na região centro-sul e Quixadá no sertão.[7] Ao todo são 184 municípios.  O estado é conhecido nacionalmente pela beleza de seu litoral, pela religiosidade popular e pela imagem de berço de talentos humorísticos. A jangada, ainda comum ao longo da costa, é considerada um dos maiores símbolos do povo e da cultura cearenses. O Ceará concentra 85% de toda caatinga do Brasil, bioma relacionado às estiagens que, aliado a políticas ineficientes, castigam a população do campo, da qual a maioria ainda é pobre. O Ceará é conhecido como "Terra da Luz", numa referência à grande quantidade de dias ensolarados, mas que também remonta ao fato de o estado ter sido o primeiro da federação a abolir a escravidão, em 1884, quatro anos antes da Lei Áurea. Por esse fato, o jornalista José do Patrocínio considerou o estado como "a terra da luz".

Música no Ceará.

O gênero musical mais identificado com o Ceará é o forró, em suas variadas formas, notadamente o tradicional forró pé-de-serra. Nos anos 1940, o cearense Humberto Teixeira formou uma famosa parceria com o pernambucano Luiz Gonzaga, criando o baião, que se tornou muito apreciado. Uma das principais tradições da música cearense - e, principalmente, do Cariri - são também as bandas cabaçais, que utilizam pífanos, zabumbas e pratos e freqüentemente fazem acompanhar sua música com movimentos e acrobacias com facões, com destaque para a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto. Outros representantes tradicionais da música cearense são os seresteiros e repentistas. Dos anos 1980 em diante, cresceu bastante o chamado forró eletrônico, que adotou novos instrumentos e absorveu muitas influências de diversos estilos populares, afastando-se um pouco da tradição do "pé-de-serra" e ganhando grande popularidade no estado. O importante momento musical dos anos 1960, no qual floresceram a MPB e o tropicalismo no Brasil, também teve grande influência no Ceará, onde se revelaram artistas como Ednardo, Belchior, Fagner, Amelinha, J. Camelo Ponte e outros, alguns dos quais conseguiram projeção nacional, recebendo da crítica musical o apelido de "pessoal do Ceará". Inusitadamente, o Ceará tem também tido certo destaque na música clássica brasileira, embora aí não encontre grandes incentivos. Um dos mais destacados compositores clássicos brasileiros foi o cearense Alberto Nepomuceno, considerado o "pai" do nacionalismo na música erudita do Brasil, que em Fortaleza batiza o Conservatório de Música Alberto Nepomuceno. Outro representante da música clássica foi o renomado regente Eleazar de Carvalho, um dos fundadores da Orquestra Sinfônica Brasileira e professor de maestros célebres, como Claudio Abbado e Zubin Mehta. Em sua homenagem foi criada a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho. Nessa seara, há também iniciativas que unem a música à filantropia como a Orquestra Filarmônica da Chapada do Araripe, em Araripe e a Sociedade Lírica do Belmonte, no Crato. Outros movimentos sociais na música com reflexos e nomes ainda não tão conhecidos.

Música no Ceará e movimentos culturais “alternativos”.

ALTERNATIVO ?

Em língua Português, alternativo (al-ter-na-ti-vo) é um adjetivo: “Que se diz, faz ou ocorre com alternação. Que se pode escolher em vez de outro: caminho alternativo...” Pode ser também: “Que se move com regularidade ora num sentido, ora no outro: movimento alternativo...”. Ainda em Gramática:  Conjunção ou proposição alternativa, a que propõe, entre duas partes opostas, uma que deve ser necessariamente admitida.

Assim, a MÚSICA ALTERNATIVA aqui vinculada ao projeto RÁDIO WEB INESPEC, significa a “música de garagem em diversos seguimentos...” REGGAE; ROCK; BLUE; JAZZ, etc. No Ceará existem diversos e expressivos movimentos culturais neste sentido. E a Rádio WEB INESPEC vem incentivando a sua propalação através das redes virtuais mantida na INTERNET, pelo INSTITUTO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA. Criou-se a rede virtual de RÁDIO WEB INESPEC, nos links:  http://radiowebinespeccanal.no.comunidades.net/index.php


Música de “GARAGEM” produzidas no Ceará e movimentos culturais “alternativos”.

Banda de rock de garagem peruana Comfuzztible, é um dos muitos exemplos de movimento inicado como alternativo. .Banda de garagem é o nome dado usualmente a grupos de músicos principiantes, freqüentemente constituídos por adolescentes ou adultos jovens, quase sempre fãs de rock de garagem (embora apreciadores de outros gêneros musicais também se utilizem do mesmo esquema). O termo provém do fato de que estes iniciantes geralmente ensaiam em locais "alternativos" de suas próprias residências, como quartos e garagens.  Algumas pessoas formam e se juntam a bandas de garagem por razões outras que não seguir uma carreira na música, incluindo tocar por diversão ou passar algum tempo com os amigos. Todavia, muitas bandas famosas, como Metallica, começaram como bandas de garagem e se orgulham de sua origem, chegando mesmo a lançar álbuns intitulados Garage Days Re-Revisited e Garage Inc. Na qualidade de empreendimento amador, uma banda de garagem não necessita de todo o equipamento utilizado por uma banda de rock profissional. Não obstante, a maioria das bandas de garagem apresentam os instrumentos básicos do rock, ou seja guitarra e bateria. Com freqüência, existem dois tipos de guitarristas em bandas de garagem: o ritmista, que faz o acompanhamento junto com o baixo e a bateria, e o solista, que toca os trechos solo.

As bandas que mais se aproximaram da Rádio WEB INESPEC, entre 28 de fevereiro de 2010 à 19 de março de 2011, são do movimento “ROCK DE GARAGEM”. Juntos, Projeto MIRC e RWI INESPEC, realizaram três estrondos sociais em Fortaleza, que somando, podemos caracterizar aproximadamente 1.000(hum mil) participantes, pessoas apreciadoras do estilo das respectivas bandas. O último estrondo social ocorreu no dia 19 de março de 2011, com aproximadamente 400 participantes na platéia.

Música de “GARAGEM” – Ceará: Rock é Rock Mesmo, e o Rock de Garagem.

Rock é um termo abrangente para definir gênero musical popular que se desenvolveu durante e após a década de 1960. Suas raízes se encontram no rock and roll e no rockabilly que emergiu e se definiu nos Estados Unidos da América no final dos anos quarenta e início dos cinquenta, que evoluiu do blues, da música country e do rhythm and blues, entre outras influências musicais que ainda incluem o folk, o gospel, o jazz e a música clássica. Todas estas influências combinadas em uma simples estrutura musical baseada no blues que era "rápida, dançável e pegajosa".  O som do Rock muitas vezes gira em torno da guitarra elétrica ou do violão e utiliza um forte backbeat (contratempo) estabelecido pelo ritmo do baixo elétrico, da bateria, do teclado, e outros instrumentos como órgão, piano, ou, desde a década de 1970, sintetizadores digitais. Junto com a guitarra ou teclado, o saxofone e a gaita (estilo blues) são por vezes utilizados como instrumentos solo. Em sua "forma pura", o Rock "tem três acordes, um forte e insistente contratempo e uma melodia cativante". 

Rock de garagem é uma forma não trabalhada de rock and roll que ficou famosa primeiramente nos Estados Unidos da América e Canada entre 1963 e 1967. O rock de garagem não foi reconhecido como um gênero de música independente, durante os anos 1960, e nem foi dado nenhum nome específico, nestes anos, para seu estilo. No início dos anos de 1970, alguns críticos do rock retroativamente batizaram-o de punk rock. Contudo, o estilo musical foi mais tarde atribuído o termo, rock de garagem, ou punk dos anos 60, para evitar confusão com a música das bandas punks do fim da década de 1970, tais como Sex Pistols e The Clash.  Deve-se a origem do termo informal, rock de garagem, as bandas dos adolescentes que muito desejavam seguir seus ídolos de rock mas que não podiam pagar as horas caras de ensaios musicais em estúdios profissionais, com seu alto custo de aluguel e, como alternativa, ensaiavam nas suas garagens de casa. Outro termo similar usado, as vezes, é backyard band (bandas de fundo de quintal)as bandas que tocavam em festinhas caseiras.  Rock de garagem  é um estilo que foi caracterizado pelas gravações com baixo custo de produção, geralmente realizadas por adolescentes nas garagens de suas casas. A gravação de 1958 "Jenny Lee" de Jan and Arnie (que posteriormente tornou-se Jan and Dean), é considerada marco inicial do gênero.   O estilo evoluiu das cenas regionais dos Estados Unidos desde 1958 com artistas como The Wailers e Link Wray. No começo da década de 1960 o estilo passou a ganhar proporções nacionais daquele país, com bandas como The Kingsmen, Paul Revere and the Raiders, The Trashmen e The Rivieras. A Invasão Britânica dessa época também influenciou na modelagem do som do rock de garagem, além de incentivar a formação de novas bandas de rock. Os artistas britânicos mais referenciados eram aqueles com grandes bases no blues como The Kinks, The Animals, The Yardbirds, The Pretty Things e The Rolling Stones. Os Beatles eram considerados influência por todas as categorias de bandas da época, ainda que os puristas do rock de garagem os rebaixavam devido à grande diversidade do som da banda.  O estilo de garagem, que teve seu auge comercial em 1966, acabou decaindo em popularidade até sua extinção em 1970. Na década de 1970 o estilo foi revigorado sobre nova roupagem, o punk rock. Inclusive o termo era utilizado originalmente para identificar exclusivamente o rock de garagem, que ganhou esse novo termo para que as bandas da década de 1960 não fossem confundidas ou misturadas com a nova geração de bandas tais como Sex Pistols. Nos anos 1980 várias bandas revitalizaram o rock de garagem, como o The Fuzztones. Um dos grandes símbolos dessa década são os temas, geralmente sobre terror ou sobre as guitarras fuzz, que destruíam o som da guitarra. Durante a década de 2000 outras diversas bandas revitalizaram o estilo, como The Horrors, Eagles of Death Metal e The Strokes.




Dos Estrondos Sociais e o apoio dos músicos de “GARAGEM”do Ceará no seguimento  Rock de Garagem.

O Projeto MIRC (Movimento Independente de Rock e Cultura) com a participação de muitas bandas musicais no estilo do Rock, atuando de uma forma “Independente e sem uma  ajuda  oficial ou qualquer patrocínio” vem promovendo as ideias da juventude que participa do PROJETO. O objetivo é  proporcionar talentos dentro da sua comunidade.  Diante de centenas de preconceitos estamos buscando mostrar o trabalho da juventude que faz a cena do Rock no Ceará.  O Projeto MIRC através de seu presidente, em parceria com a RWI INESPEC, realizou três festivais setoriais denominados ESTRONDOS SOCIAIS, com fins de captar recursos para uma ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL.

DO PROJETO FESTIVAL DE AMOSTRAS MUSICAIS DO CEARÁ.

A Rádio WEB INESPEC, transcontinental,  faz neste ano de 2011, dia 4 de abril, seu primeiros ano de vida, são 365 dias de vida institucional, 24 horas no ar. Com diversos estilos musicais, entre eles os  Estilos de Musica do Brasil. E dentro deste segmento daremos ênfase a uma programação de auditório, promovendo a música do Ceará, em qualquer estilo que se apresente. 

SUBPROJETO: I FESTIVAL DE ROCK IN ROLL DE MÚSICAS DO CEARÁ.

Neste seguimento a  Rádio WEB INESPEC, transcontinental,  tocará em datas já programadas, a produção cultural das diversas bandas que participaram dos estrondos sociais. Não se descarta a participação de bandas musiciais que não tocaram no festival: ESTRONDOS.  Estas bandas serão convidadas para a programação de auditório, promovendo a música do Ceará, no seu estilo em voga. 


DO PROGRAMA DE AUDITÓRIO.

Neste seguimento a  Rádio WEB INESPEC, pretende realizar  programas de auditório que serão transmitidos pela REDE VIRTUAL DE TELEVISÃO, nos Canais 2 e 7 da REDE INESPEC DE TV-HOSPEDADA NA WORLD TELEVISÃO. Além da transmissão pela Rádio WEB INESPEC.

DAS DATAS PROPOSTAS PARA O PROGRAMA: AMOSTRA DE MUSICAS DOS ESTRONDOS SOCIAIS A SEREM TRANSMITIDOS PELA RÁDIO WEB INESPEC.

Para este seguimento a Rádio WEB INESPEC, organizou a programação da seguinte forma(transmissão pela Rádio WEB INESPEC):

SEGUNDA FEIRA....................PROGRAMAÇÃO
04h00min...................................AMOSTRA DE MÚSICAIS DOS  ESTRONDOS     
                                                   SOCIAIS DO INESPEC-RWI-CEARÁ.................
                                                   ESTRONDO SOCIAL I..........................................
                                                   ESTRONDO SOCIAL II.........................................
                                                   ESTRONDO SOCIAL III........................................
05h00min..................................AMOSTRA DE MÚSICAIS DOS  ESTRONDOS     
                                                   SOCIAIS DO INESPEC-RWI-CEARÁ.
06h00min................................... AMOSTRA DE MÚSICAIS DOS  ESTRONDOS     
                                                   SOCIAIS DO INESPEC-RWI-CEARÁ.
NESTA PROGRAMAÇÃO DEVEM-SE OBSERVAR OS FUSOS HORÁRIOS.
------------------------------------------------------------------------
QUARTA FEIRA....................PROGRAMAÇÃO
04h00min...................................AMOSTRA DE MUSICAIS DOS  ESTRONDOS     
                                                   SOCIAIS DO INESPEC-RWI-CEARÁ.................
                                                   ESTRONDO SOCIAL I..........................................
                                                   ESTRONDO SOCIAL II.........................................
                                                   ESTRONDO SOCIAL III........................................
05h00min..................................AMOSTRA DE MUSICAIS DOS  ESTRONDOS     
                                                   SOCIAIS DO INESPEC-RWI-CEARÁ.
06h00min................................... AMOSTRA DE MÚSICAIS DOS  ESTRONDOS     
                                                   SOCIAIS DO INESPEC-RWI-CEARÁ.
NESTA PROGRAMAÇÃO DEVEM-SE OBSERVAR OS FUSOS HORÁRIOS.

------------------------------------------------------------------------
SEXTA FEIRA....................PROGRAMAÇÃO
04h00min...................................AMOSTRA DE MUSICAIS DOS  ESTRONDOS     
                                                   SOCIAIS DO INESPEC-RWI-CEARÁ.................
                                                   ESTRONDO SOCIAL I..........................................
                                                   ESTRONDO SOCIAL II.........................................
                                                   ESTRONDO SOCIAL III........................................
05h00min..................................AMOSTRA DE MUSICAIS DOS  ESTRONDOS     
                                                   SOCIAIS DO INESPEC-RWI-CEARÁ.
06h00min................................... AMOSTRA DE MUSICAIS DOS  ESTRONDOS     
                                                   SOCIAIS DO INESPEC-RWI-CEARÁ.
NESTA PROGRAMAÇÃO DEVEM-SE OBSERVAR OS FUSOS HORÁRIOS.

Neste seguimento a  Rádio WEB INESPEC, direciona a programação para os seguintes países(com base na última estatística apresentada, em relação a audiência da Rádio, que indicou as seguintes nações, como parte da audição da RWI):


ANEXO I

Na se perde de vista que no domingo, no turno da tarde, se elege de uma a três bandas para se fazer presente novamente, apresentando sua produção musical, em face da pesquisa seguinte:


ANEXO II

DOMINGO....................PROGRAMAÇÃO
16h00min...................................AMOSTRA DE MUSICAIS DOS  ESTRONDOS     
                                                   SOCIAIS DO INESPEC-RWI-CEARÁ.................
                                                   ESTRONDO SOCIAL I..........................................
                                                   ESTRONDO SOCIAL II.........................................
                                                   ESTRONDO SOCIAL III........................................
17h00min..................................AMOSTRA DE MUSICAIS DOS  ESTRONDOS     
                                                   SOCIAIS DO INESPEC-RWI-CEARÁ.

Neste seguimento a  Rádio WEB INESPEC, direciona a programação para os seguintes países(com base na última estatística apresentada, em relação a audiência da Rádio, que indicou as seguintes nações, como parte da audição da RWI):
Índices de Visitas na Rádio WEB INESPEC, como base conexões  na América Latina e Caribe, de abril de 2010 à março de 2011, segundo estimativas do SISTEMA ANALÍTICO GOOGLE.

 

  1. Antígua e Barbuda 
  2. Argentina 
  3. Bahamas 
  4. Barbados  
  5. Belize 
  6. Bolívia 
  7. Brasil 
  8. Chile 
  9. Colômbia 
  10. Costa Rica 
  11. Dominica 
  12. El Salvador 
  13. Equador 
  14. Granada 
  15. Guatemala 
  16. Guiana
  17. Haiti 
  18. Honduras 
  19. Jamaica 
  20. México 
  21. Nicarágua 
  22. Panamá 
  23. Paraguai 
  24. Peru 
  25. República Dominicana 
  26. Santa Lúcia 
  27. São Cristóvão e Nevis 
  28. São Vicente e Granadinas 
  29. Suriname 
  30. Trinidad e Tobago 
  31. Uruguai 
  32. Venezuela 
ANEXO III

DAS DATAS PROPOSTAS PARA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO.

Neste seguimento a  REDE VIRTUAL INESPEC realizará um programa de TV VIRTUAL destinado a TELEVISÃO MUNDIAL no link dos CANAIS INESPEC 2 e 7.  Com previsão para os meses:

MAIO...............................................................................................2011
JUNHO........................................................................................... 2011
JULHO........................................................................................... 2011
AGOSTO........................................................................................ 2011
SETEMBRO................................................................................... 2011
OUTUBRO.................................................................................... 2011
NOVEMBRO.................................................................................2011
DEZEMBRO................................................................................. 2011
JANEIRO.......................................................................................2012
FEVEREIRO................................................................................2012
MARÇO....................................................................................... 2012

Em relação aos programas de auditório a previsão é de um programa por quinzena:

MAIO...............................................................................................2011
07 e  28.
JUNHO........................................................................................... 2011
04 e 25
JULHO........................................................................................... 2011
02 e 30
AGOSTO........................................................................................ 2011
06 e 27
SETEMBRO................................................................................... 2011
03 e 24
OUTUBRO.................................................................................... 2011
01 e 29
NOVEMBRO.................................................................................2011
05 e 26
DEZEMBRO................................................................................. 2011
03 e 17
JANEIRO.......................................................................................2012
A confirmar data.
FEVEREIRO................................................................................2012
A confirmar data.
MARÇO....................................................................................... 2012
A confirmar data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário